Livro: De Volta Aos Quinze – Bruna Vieira

26.8.15

Foto: Melina Souza

"O que você faria se pudesse voltar no tempo?
Será que, ao fazer escolhas diferentes, você conseguiria mudar sua vida para melhor?
Anita tem 30 anos, e sua vida é muito diferente do que ela sonhou para si. Um dia, ao reencontrar seu primeiro blog, escrito quando tinha 15 anos, algo inusitado acontece, e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, ela se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o ensino médio. Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as consequências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma página misteriosa na internet."

Acompanho o blog Depois dos Quinze já há alguns anos e adoro ler os textos escritos pela Bruna Vieira. Além disso ouvi muitas pessoas comentando sobre seus livros e até mesmo li algumas críticas positivas. Então, depois dessas influências, num dia qualquer procurando por um livro para comprar eu resolvi escolher De Volta Aos Quinze, escrito pela própria Bruna. 
Confesso que minhas expectativas estavam um pouco altas em relação à história e principalmente à escrita da autora, e acredito que isso tenha sido um pouco prejudicial no decorrer da leitura. Por outro lado, penso que isso aguçou um pouco meu senso crítico e me fez perceber falhas que talvez pudessem passar despercebidas se não fosse isso.
Bom, De Volta Aos Quinze é uma leitura legal para um domingo a tarde mais preguiçoso. A ideia central da história que é a personagem principal, Anita, voltando aos seus quinze anos após rever seu blog do passado, é interessante e envolvente. Inclusive quando li a sinopse lembro-me de ter considerado incrível essa ideia, pois quantas vezes não desejamos voltar nessa idade com uma cabeça mais madura, não é mesmo? Eu mesma nesse momento, talvez. E isso foi também um dos motivos da chance que resolvi dar para o livro. Mas preciso confessar que, ao meu ver, a história não foi bem construída em volta desse foco. Faltou algumas coisas e passaram outras. Até mesmo o fato de Anita ter trinta anos me incomodou um pouco, porque a maturidade da personagem é de uma mulher de vinte e poucos. E até entendo que existe muita mulher de trinta bem imatura, mas Anita definitivamente não se encaixa nisso. Não para mim.
Nas primeiras páginas eu estava bem empolgada e estava gostando muito, mas o meio do livro me deixou bastante entediada e até mesmo sem ânimo para terminá-lo. Inclusive deixei ele quietinho por alguns dias até querer continuar a leitura. Então, só depois de muitas páginas e quase chegando ao fim do livro é que a vontade de saber o fim apareceu e eu finalmente terminei de ler. 
Infelizmente não foi um livro que me impressionou, na verdade deixou bastante a desejar. Senti que toda a história girava várias vezes e sempre chegava no mesmo ponto, e isso me irritou muito. 
Acredito que Bruna tenha alcançado um público de meninas mais novas, e que tenha sido bem sucedida nisso. Como eu disse, é uma leitura gostosinha, mas nada que impressione muito. E também não é o tipo de livro que indicaria para minhas amigas de vinte, por exemplo. 
Ainda assim, estou apaixonada pela capa, diagramação e páginas do livro. A ilustração da capa é apaixonante, a diagramação super bem feita e as páginas são amareladas, mais grossas e, simplesmente, perfeitas. São pontos positivos que me conquistaram muito. 
No mais, só tenho a dizer que não sei se darei uma chance para continuação deste livro. Infelizmente não fui envolvida o suficiente para isso e, se eu pudesse dar uma nota até cinco para o livro, eu daria no máximo três. 

Você pode gostar também

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images